Se você tem um blog no Blogger pode já ter experimentado fazer testes no WordPress ou visto vários recursos que tem por lá e que são mais limitados na plataforma da Google. Há vantagens nos dois serviços e é preciso saber qual o seu objetivo e o que precisa do seu provedor de blog. Normalmente o WordPress exige mais conhecimento de internet e alguns gastos com hospedagem e domínio, mas pode ser bem útil para planos maiores. Se você quer migrar seu conteúdo para um novo blog feito no WordPress, isso é bem simples e rápido de fazer.
Já tratamos antes sobre como migrar do WordPress para o Blogger e o procedimento é apenas o inverso:
Alguns cuidados iniciais.
Se vai sair do Blogger precisa conhecer bem os serviços do WordPress e saber que há gastos, mesmo que pequenos, como a contratação de um serviço de hospedagem. O WordPress tem dois modos que podemos denominar “Básico” e outro “Avançado”. O Básico é muito rudimentar e extremamente limitado de recursos, onde o Blogger o supera de longe. Já o Avançado requer conhecimentos quase técnicos, mas não é impossível de aprender e poder oferecer grandes melhorias para o seu blog:
Há que se ter cuidado também porque os Templates do Blogger não servem no WordPress (Theme ou Temas) e pode ser que você não consiga um layout semelhante ao que usava antes. Por isso, antes de fazer a migração completa recomendo que faça testes antes e tenha uma conta para aprender a usar os recursos do novo serviço antes de decidir a mudança. Temos alguns artigos que podem te ajudar a começar.
- Alterar e Gerenciar Temas no WordPress – Themes
- Como Publicar um post no WordPress
- Onde adicionar código HTML e JavaScripts no WordPress
Tomados os devidos cuidados e sem pressa, veja como migrar seu conteúdo para o WordPress.
Migrando Artigos do Blogger para o WordPress.
A primeira coisa a saber é que tudo o que está agregado ao artigo será copiado junto, sejam imagens, títulos e comentários e o conteúdo não é apagado do Blog original.
Você fará o download de um arquivo do tipo XML que conterá todos os seus artigos e será esse artigo que vai usar para transferir ao novo blog no WordPress.
Passo 1 – No Blogger.
A primeira coisa é certificar-se de poder retroceder caso algo saia muito errado. Para isso faça um backup completo de seu blog no Blogger segundo esse tutorial que vai te orientar em todos as etapas.
Mesmo o processo do WordPress sendo automatizado e sem riscos, sempre é bom estar prevenido.
Passo 2 – No WordPress.
Abra a sua conta do WordPress em outra janela e vá ao menu “Ferramentas” ~> “Importar”.
Na janela que abrir você terá logo na primeira opção o link do Blogger para fazer o contato de migração (importação) do conteúdo.
É tudo automático, mas exigirá que você dê permissão para que o WordPress entre em sua conta do Blogger e copie seus artigos que estão lá. Para isso, na janela que abrir ao clicar no link “Blogger”, clique no botão “Autorização” e você terá que se conectar ao Blogger:
Você será direcionado para uma janela de login, então entre com a sua conta do Blogger:
Será direcionado para uma página e você deve clicar no botão “Conceder acesso”:
Com isso você será redirecionado para o painel do WordPress mais uma vez. Será uma janela com a sua lista de blogs naquela conta em que concedeu acesso. Escolha o blog do Blogger que quer migrar seu conteúdo e clique no botão importar, e espero o fim do processo.
Simples e objetivo, sendo totalmente automatizado.
0 comentários:
Postar um comentário
Os 10 mandamentos:
1 - Coméntarios extremamente retardados serão apagados (sem sentido)
2 - Já existe um campo reservado para você colocar o link do seu site/blog. Comentários com qualquer tipo de link são apagados.
3 - Me esforço para escrever corretamente. Faça o favor de evitar MìGÚxEiiiiXxX ou ESCREVER TUDO EM CAIXA ALTA. Não ligo se esse é o seu "jeitinho".
4 - Senha, instalação, idioma, formato... geralmente são informações que estão no post.
5 - Palavrões: FODA-SE! Use a vontade.
6 - Não floodar. NÃO FIQUE enviando mil vezes essa porra.
7 - Comentários racistas, ofensas, briguinhas e derivados não serão mais tolerados. O banco de dados não é infinito. E antes de criticar o blog, LEIA ISSO ou enfrente seu CRIADOR!
8 - Dificilmente eu vou ficar arrumando links. Por tanto, NESTE CASO APENAS NESTE CASO, sinta-se a vontade para postar links novos. PORÉM, eu não me responsabilizo por vírus ou quaisquer outros danos que sua carroça micro, sofra.
9 - Você está em um blog de downloads GRATUITOS. Eu não estou sendo remunerado nem pedindo doações. Eu tenho um emprego e uma vida social que são INFINITAMENTE mais relevantes que este site ou você.
Mesmo assim, eu venho aqui quase todo dia e publico alguma coisa, para evitar que você vá até a banca, naquele dia chuvoso, comprar uma Playboy e gastar R$ 12,00 naquela merda, ou que va num shopping ou no camelô comprar um jogo, aquele do seu xbox 360 sabe? ou do seu pc super turbinado. Eu não tolero reclamações de marcas d'agua em fotos, legendas defeituosas, baixa qualidade, upar em outro servidor, ficar dividindo em mil partes e/ou qualquer outra coisa que somente um PAGANTE pode exigir.
Me esforço para achar o MELHOR CONTEÚDO, por tanto, se ele está aqui foi o máximo que consegui! E me esforcei bem mais do que você, que só vai dar uns dois cliques e ir tomar café enquanto o download termina.
Pense nisso antes de ficar falando merda.
10 - Mulheres são mais bem tratadas neste blog.
( seja feliz, TeatecGames agradeçe ! )